Bloco de Esquerda – Programa Eleitoral – Educação

O objetivo deste projeto é avaliar as propostas e medidas dos programas eleitorais (educação) defendidas pelos partidos políticos para as eleições de 10 de março de 2024.



FICHA TÉCNICA

Programa Eleitoral do(a)
BE – Bloco de Esquerda, secção
Educação e Formação”, contém:

8 páginas

97 parágrafos

3994 palavras

25362 caracteres

19m58s tempo de leitura


FREQUÊNCIA e DENSIDADE VOCABULAR

Nesta secção apresentamos um conjunto de informações acerca da frequência com que certas palavras-chave são referidas no PE/educação e respetiva densidade vocabular. (metodologia 2)

em contexto…
A(s) palavra(s) Recuperação Tempo de Serviço é repetida 8 vez(es).

“O fim da precariedade, a compensação aos professores deslocados e a recuperação total do tempo de serviço cumprido pelos docentes durante o congelamento 2011-2017 são causas justas dessa luta”


A(s) palavra(s) Escola Pública é repetida 9 vez(es).

“A recuperação da escola pública tem de começar por garantir o respeito pela profissão docente, condição de estabilidade e qualificação”
“Quando falamos de escola pública universal de qualidade temos de falar de um projeto de todas e de todos, que acolha a diversidade e combata as desigualdades”


A(s) palavra(s) Professores é repetida 68 vez(es).

“Contratar professores e assumir que o seu tempo de serviço é para ser reposto já são dois dos compromissos do Bloco de Esquerda, assim como a gratuitidade do ensino, com materiais gratuitos, e a democratização da escola.”


Gráfico comparativo das palavras mais referidas no programa eleitoral do BE – Bloco de Esquerda

ANÁLISE de SENTIMENTO

Análise do programa eleitoral e respetiva probabilidade de ser implementado pela força partidária Bloco de Esquerda, caso venha a ser governo. (metodologia 1)

Criação de um regime de compensação a docentes deslocados. (-30% pouco provável)
Alargamento do ensino articulado e das respostas públicas de ensino artístico (-25% pouco provável)
Reposicionar todos os professores na carreira a partir da contagem integral do tempo de serviço, tendo como único critério o tempo de serviço e a graduação profissional.(10,5% neutro) A aplicação desta medida dependerá da conjuntura política.
Criar respostas e recursos efetivos de apoio aos alunos Português Língua não Materna. (14,35% neutro) A aplicação desta medida dependerá da conjuntura política.
Recuperar as avaliações nacionais no final dos ciclos do ensino básico. (41,6% provável)

Deixe um comentário