Livre – Programa Eleitoral – Educação

O objetivo deste projeto é avaliar as propostas e medidas dos programas eleitorais (educação) defendidas pelos partidos políticos para as eleições de 10 de março de 2024.



FICHA TÉCNICA

Programa Eleitoral do(a)
Livre, secção
Educação e Formação”, contém:

7 páginas

73 parágrafos

32 palavras

22223 caracteres

21m45s tempo de leitura


FREQUÊNCIA e DENSIDADE VOCABULAR

Nesta secção apresentamos um conjunto de informações acerca da frequência com que certas palavras-chave são referidas no PE/educação e respetiva densidade vocabular. (metodologia 2)

em contexto…
A(s) palavra(s) Recuperação Tempo de Serviço é repetida 1 vez(es).

“prevendo a contagem integral e faseada do tempo de serviço passado e revendo o estatuto da profissão, o modelo de avaliação e o modelo de concurso para que se saiba com antecedência se e onde cada docente ficará colocado, em articulação com os sindicatos”


A(s) palavra(s) Escola Pública é repetida 3 vez(es).

“promover a criação de verdadeiras escolas livres, usufruindo da autonomia e flexibilidade curricular e construindo na escola pública novos modelos de ensino centrados em cada criança e jovem”


A(s) palavra(s) Professores é repetida 28 vez(es).

“garantir que todos os alunos têm professores em todas as disciplinas.”


Gráfico comparativo das palavras mais referidas no programa eleitoral do Livre

ANÁLISE de SENTIMENTO

Análise do programa eleitoral e respetiva probabilidade de ser implementado pela força partidária Bloco de Esquerda, caso venha a ser governo. (metodologia 1)

Adotando medidas que contrariem a segregação com base no rendimento, pertença étnica ou racial ou outros eixos de exclusão e discriminação nas escolas públicas. (-55% pouco provável)
Reformulando o novo modelo de concursos em que não seja imposto a docentes a aceitação de vaga longe da sua área de residência. (-28% pouco provável)
Salvaguardando a docentes o direito ao regime de pré-aposentação aprovado para toda a Administração Pública.(0% neutro) A aplicação desta medida dependerá da conjuntura política.
Criar um Programa Nacional que permita a jovens vivenciar uma semana numa área geográfica diferente, promovendo a coesão territorial. (7,5% neutro) A aplicação desta medida dependerá da conjuntura política.
promovendo a oferta de atividades culturais, artísticas, científicas nas escolas por forma a complementar a especialização no percurso escolar e estimular a criatividade dos jovens. (34% provável)

Deixe um comentário