Iniciativa Liberal – Programa Eleitoral – Educação

O objetivo deste projeto é avaliar as propostas e medidas dos programas eleitorais (educação) defendidas pelos partidos políticos para as eleições de 10 de março de 2024.



FICHA TÉCNICA

Programa Eleitoral do(a)
IL -Iniciativa Liberal, secção
Educação e Formação”, contém:

8 páginas

55 parágrafos

3792 palavras

25735 caracteres

18m57s tempo de leitura


FREQUÊNCIA e DENSIDADE VOCABULAR

Nesta secção apresentamos um conjunto de informações acerca da frequência com que certas palavras-chave são referidas no PE/educação e respetiva densidade vocabular. (metodologia 2)

em contexto…
A(s) palavra(s) Recuperação Tempo de Serviço é repetida 0 vez(es).

“”


A(s) palavra(s) Escola Pública é repetida 1 vez(es).

“A Iniciativa Liberal propõe estabelecer um regime para que professores aposentados até 31/01/2023 possam voltar a exercer funções docentes na escola pública, acumulando a sua pensão com uma remuneração equivalente ao primeiro escalão dos professores contratados e proporcional ao horário lecionado.”


A(s) palavra(s) Professores é repetida 49 vez(es).

“As tutorias serão ministradas por professores com disponibilidade de horário e por tutores recrutados através de parcerias com Instituições de Ensino Superior, por licenciados a frequentar graus de habilitação para a docência, ou outros profissionais devidamente validados e credenciados para a atividade.”
“Contratar e remunerar professores aposentados para mitigar a escassez de professores.”


Gráfico comparativo das palavras mais referidas no programa eleitoral da IL – Iniciativa Liberal

ANÁLISE de SENTIMENTO

Análise do programa eleitoral e respetiva probabilidade de ser implementado pela força partidária Iniciativa Liberal, caso venha a ser governo. (metodologia 1)

É necessário promover um ensino profissional moderno e alinhado com as necessidades do mercado de trabalho. (-2,5% neutro) A aplicação desta medida dependerá da conjuntura política.
Implementar programa de tutorias para aumentar a qualidade da aprendizagem (44% provável)
Promover o ensino profissional e caminhar para um ensino dual, permitindo a mais alunos ter formação teórica nas escolas e prática nas empresas (-5,5% neutro) A aplicação desta medida dependerá da conjuntura política.
Licenciamento de creches para desbloquear a oferta do mercado. (15,35% provável)
Recuperar as avaliações nacionais no final dos ciclos do ensino básico. (41,6,0% provável)

Deixe um comentário