Chega – Programa Eleitoral – Educação

O objetivo deste projeto é avaliar as propostas e medidas dos programas eleitorais (educação) defendidas pelos partidos políticos para as eleições de 10 de março de 2024.



FICHA TÉCNICA

Programa Eleitoral do(a)
Chega, secção
Educação e Formação”, contém:

4 páginas

52 parágrafos

1875 palavras

12770 caracteres

9m30s tempo de leitura


FREQUÊNCIA e DENSIDADE VOCABULAR

Nesta secção apresentamos um conjunto de informações acerca da frequência com que certas palavras-chave são referidas no PE/educação e respetiva densidade vocabular. (metodologia 2)

em contexto…
A(s) palavra(s) Recuperação Tempo de Serviço é repetida 1 vez(es).

“Recuperar integralmente o tempo de serviço congelado a educadores e professores do ensino básico e secundário, num prazo máximo de quatro anos, com possibilidade de antecipação do prazo em função das negociações com os sindicatos do sector.”


A(s) palavra(s) Escola Pública é repetida 5 vez(es).

“Em prejuízo das famílias carenciadas e das classes médias, a escola pública deixou de ser o elevador social por excelência.”


A(s) palavra(s) Professores é repetida 8 vez(es).

“Uma sociedade com sentido de responsabilidade e justiça não pode permitir que a sua classe política insista num sistema de avaliação do desempenho de educadores e professores que instiga o mal-estar mental na profissão, sentimentos de desmotivação e injustiça sempre destrutivos dos indivíduos e dos ambientes em que exercem a sua missão de ensinar, o que arrasta as aprendizagens dos alunos no mesmo sentido.”


Gráfico comparativo das palavras mais referidas no programa eleitoral do Chega

ANÁLISE de SENTIMENTO

Análise do programa eleitoral e respetiva probabilidade de ser implementado pela força partidária Partido Socialista, caso venha a ser governo. (metodologia 1)

Garantir que a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento passe a ser opcional e o seu currículo assegure imparcialidade ideológica (56% provável)
Atribuir ajudas de custo a professores do Ensino Básico e Secundário(…) possibilitar a dedução das despesas de alojamento e deslocação (25% neutro). A aplicação desta medida dependerá da conjuntura política.
Avaliar a qualidade nutricional das refeições escolares e promover a incorporação de alimentos biológicos (-31% neutro). A aplicação desta medida dependerá da conjuntura política.
Negociações com os sindicatos de professores que conduzam à restauração de critérios desburocratizados, universais e objectivos de progressão na carreira docente (-41,0% pouco provável)
Estender as medidas de acção social escolar aos alunos que frequentem o ensino privado e cooperativo (-58,0% pouco provável)

Deixe um comentário