O objetivo deste projeto é avaliar as propostas e medidas dos programas eleitorais (educação) defendidas pelos partidos políticos para as eleições de 10 de março de 2024.
Utilizamos técnicas de ilustração infográfica, para melhorar a leitura, acessibilidade e destaque dos assuntos. Recorremos também a modelos algorítmicos para compreensão textual (corpus) dos programas, com o objetivo de explorar sentidos, opiniões e probabilidades estatísticas.
Após a recolha de todas as informações, propomos análises comparativas de forma a simplificar interpretações cruzadas dos diversos assuntos apresentados nos respetivos PE(s).
Os dados apresentados servem como um guia informativo, mas não dispensam a leitura integral das propostas eleitorais, para uma análise crítica e completa.
FICHA TÉCNICA
Programa Eleitoral do(a)
Chega, secção
“Educação e Formação”, contém:
4 páginas
52 parágrafos
1875 palavras
12770 caracteres
9m30s tempo de leitura
FREQUÊNCIA e DENSIDADE VOCABULAR
Nesta secção apresentamos um conjunto de informações acerca da frequência com que certas palavras-chave são referidas no PE/educação e respetiva densidade vocabular. (metodologia 2)
em contexto…
A(s) palavra(s) Recuperação Tempo de Serviço é repetida 1 vez(es).
“Recuperar integralmente o tempo de serviço congelado a educadores e professores do ensino básico e secundário, num prazo máximo de quatro anos, com possibilidade de antecipação do prazo em função das negociações com os sindicatos do sector.”
A(s) palavra(s) Escola Pública é repetida 5 vez(es).
“Em prejuízo das famílias carenciadas e das classes médias, a escola pública deixou de ser o elevador social por excelência.”
A(s) palavra(s) Professores é repetida 8 vez(es).
“Uma sociedade com sentido de responsabilidade e justiça não pode permitir que a sua classe política insista num sistema de avaliação do desempenho de educadores e professores que instiga o mal-estar mental na profissão, sentimentos de desmotivação e injustiça sempre destrutivos dos indivíduos e dos ambientes em que exercem a sua missão de ensinar, o que arrasta as aprendizagens dos alunos no mesmo sentido.”
ANÁLISE de SENTIMENTO
Análise do programa eleitoral e respetiva probabilidade de ser implementado pela força partidária Partido Socialista, caso venha a ser governo. (metodologia 1)
(1)A presente Análise de Sentimento é baseada em técnicas de processamento de linguagem natural (Programação NeuroLinguística ) para detetar e classificar expressões em dados textuais, presentes neste Programa Eleitoral – Educação.
Com esta análise, procuramos determinar e quantificar o tom emocional do conteúdo textual (positivo, neutro e negativo), bem como extrair informações subjectivas e estados emocionais.
Recorremos a dicionários e léxicos multilinguísticos da empresa Data Science Lab , através da interface Orange3 data Mining – “Open source machine learning and data visualization”, para a criação de tabelas de análise e datasets.
Estas técnicas de classificação têm (ainda) um fator de imprecisão que carece de aperfeiçoamento para serem suficientemente robustas. Para minimizar este problema, recorremos a uma sondagem, solicitando a um grupo alargado de professores para apreciarem o PE e classificarem as medidas apresentadas pela respetiva força partidária. No futuro, cruzaremos com outros dados, para uma abordagem mais “fina”.
(2) Quantificamos o número de palavras distintas e densidade vocabular no documento, por pontuação recorrendo a uma medida estatística denominada de TF-IDF.