Os Autocolantes, pedaços de papel auto-aderentes de reduzidas dimensões, representaram no passado uma excelente e privilegiada forma de comunicação. A sua produção era barata, o que permitia que, com custos reduzidos, fosse possível produzir milhares de exemplares, posteriormente distribuídos pelos seus promotores.
No pós 25 de Abril, partidos políticos, associações de estudantes, organizações sindicais, movimentos sociais adotaram os autocolantes como veículo de propaganda das suas ideias, eventos e outras iniciativas.
Hoje, estes autocolantes adquirem uma importância social, possibilitam uma reflexão histórica acerca do passado, e abrem leitura sobre a forma como moldam o nosso presente.
São exemplo disso:
Estes pedaços de papel autocolante, são também a expressão de muitas das soluções gráficas mais ou menos dispendiosas utilizadas naquele tempo: autocolantes monocromáticos, tramas e erros de impressão que tornam alguns destes autocolantes em exemplares únicos, famílias tipográficas e outras tantas considerações técnicas que fazem também parte da nossa história coletiva.
Para trabalho futuro, impõe-se uma avaliação semântica desta coleção, bem como outras apreciações de carácter técnico e social.
Mais Esclarecimentos não hesite em contatar-me.
Pedro Brito 2017
info@pedrobrito.eu - +351 91 735 20 23
All works copyrights Please do not reproduce without the expressed written consent
© Pedro Brito 2005 - 2018